Lar Santo Antão – Aldeia do Bispo

O Lar de Santo Antão é uma obra colectiva de toda a população de Aldeia do Bispo, realizada a partir de uma ideia lançada e desenvolvida pelo Dr. João Nabais. Foi inaugurado no dia 06 de Abril de 1983, três anos após a publicação de uma “Carta Aberta aos Meus Conterrâneos”, escrita pelo seu fundador, na qual apelava à generosidade de todos – oferecendo ou emprestando dinheiro – para a criação do “Centro de Assistência Social”.

Inicialmente com capacidade para 22 Residentes, rapidamente esgotou a sua lotação, pelo que, passados dois meses e face às solicitações, foi necessário proceder a obras de adaptação para poder receber 30 Residentes. Em agosto desse mesmo ano, as 30 vagas estavam totalmente ocupadas.

A população local contribuiu com dádivas que atingiram 1/3 dos custos. As entidades oficiais, a Caritas Portuguesa e a Fundação Gulbenkian contribuíram com o restante. A população contribuiu ainda com mão de obra gratuita e materiais de construção.

Além dessa contribuição, na véspera da inauguração realizou-se um cortejo de oferendas, levado a cabo pela população de Aldeia do Bispo, tendo sido recolhida uma elevada quantidade de produtos alimentares, sobretudo artigos de mercearia e hortícolas. 

Após sucessivas ampliações, a capacidade do Lar de Santo Antão situa-se actualmente em 57 Residentes, sendo que, por vezes, essa capacidade é alargada a 60 para dar resposta a situações sociais urgentes com que nos confrontamos.